Pular para o conteúdo principal

Deixe o alimento ser o seu remédio. (Hipócrates)

Até bem pouco tempo, muitos conselhos nutricionais faziam parte das consultas médicas e consistiam basicamente em orientar o paciente a comer menos e se movimentar mais. Geralmente estas conversas vinham carregadas com um tom de sermão e um olhar sisudo por parte do profissional médico.

Mas isso está mudando, devido fortes evidências que a elaboração de uma dieta pode ajudar na melhora do quadro clínico e, na ajuda econômica para os pacientes na redução de custos. Existem hoje vários programas nutricionais desenhados para atender as necessidades nutricionais de pacientes de baixa renda, com problemas cardíacos e tantos outros como diabetes, doença renal e até HIV.

Vários Programas em Massachussets nos Estados Unidos estão oferecendo refeições prontas para serem consumidas nas casas dos pacientes. O objetivo é aliar a dosagem de medicamentos com um boa alimentação, evitando a volta do paciente ao hospital. Cada vez mais existem relatos sobre estudos que os médicos deveriam considerar um tratamento mais saboroso e bem mais econômico, a comida saudável.

Nos Estados Unidos 2/3 da população está acima do peso, enfermidades relacionadas à obesidade consomem quase 10% do PIB Americano. Em Nova York pacientes de baixa renda com quadro de pressão arterial alta estão aptos para uma receita de frutas e vegetais, eles chamam este programa de “Farmácia para a Fazenda”. Pacientes que adquirem remédios em farmácias específicas, podem trocar o voucher (de medicamentos) para comprar produtos em feiras livres em toda a cidade. Na Pensilvânia, pacientes diabéticos receberam alimentos frescos e nutritivos, o que levou a uma redução nos níveis de hemoglobina, nos índices do diabetes de 9,6% para 7,5%, o que não seria possível nem com uso de vários medicamentos, em curto espaço de tempo. Na Califórnia outro exemplo de substituição de comida saudável por medicamentos, um projeto de 3 anos a um custo de US 6 milhões para melhorar a nutrição dos pacientes do programa Medicaid, tem obtido resultados excelentes e mantido os pacientes fora dos hospitais.


O hábito de ingerir alimentos saudáveis, ganha voz, ao mesmo tempo que Governos estão se mobilizando para restringir bônus de alimentos, programas de merenda escolar de baixo custo e alto valor calórico e propaganda de alimentos industrializados. Muito tem se avançado no diagnóstico e tratamento das enfermidades, porém não estamos dando real valor a base fundamental da saúde, a comida. Cada vez mais as evidências apontam para o fato de que a comida é de fato um remédio e, como tal devemos assim trata-la. Outros fatores que devemos sempre estar atentos são os índices corporais, usados para diagnosticar quadros de obesidade, e para a verificação de gordura corpórea como IMC e IAC. A alimentação saudável nos faz redescobrir formas de consumo de alimentos e o prazer desta alimentação gerado pelo estado de bem-estar.

Levar sempre em consideração que horários apropriados para as refeições é fundamental para manter uma dieta balanceada e uma maneira inteligente de controlar enfermidades metabólica, sem se preocupar necessariamente com a redução calórica. Lembre-se que qualidade e a quantidade são importantes, mas também a hora é tão ou mais importante para uma boa nutrição. Estudos demonstram que o impacto sobre o relógio biológico na ingestão de nutrientes, conduz a uma vida saudável e mais distante das doenças.

Consultas e Exames preventivos aliados a boa alimentação são instrumentos que devemos sempre utilizar para manter uma vida saudável. O diagnóstico precoce de doenças evita o desequilíbrio no organismo, se torna menos oneroso, menos dolorido, mais rápido e mais saúde para o paciente. Na CLINICA CONSULTAS PLUS estamos sempre atentos ao equilíbrio do corpo, da alimentação rica e saudável e, os benefícios desta prática. Em nossas consultas, nas mais diversas especialidades, temos o olhar atento de nossos profissionais ao analisar o quadro clínico do paciente. A prevenção de enfermidades é o nosso objetivo fundamental e, necessariamente passa pelos bons hábitos e por uma alimentação que auxilie ao bom desempenho do organismo. Disponibilizamos aos nossos pacientes acesso aos mais diversos exames de maneira econômica como os Pacotes de Saúde ( Check Ups : Básico, Urológico, Cardiológico , Kids e Mulher ). Relatos dos pacientes são de que com estes exames muitos tem sido ajudados na prevenção de enfermidades, para o profissional médico eles (exames) são ferramentas fundamentais para o melhor desempenho das consultas e acompanhamento. Disponibilizamos Exames e Consultas com valores acessíveis a todos , o que permite o perfeito acesso a saúde.

O Wup é um alimento que se encaixa em tudo que relatamos acima: saudável, baixo custo, baixo valor calórico e se apresenta como uma alternativa prática e rica em nutrientes. A ingestão desta categoria de alimento diminui a saciedade e a fome entre as principais refeições.

Leve isto em consideração e deixe o alimento ser o seu remédio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álbum de Fotos - Doações WUP

Este álbum de fotos reúne algumas das ações realizadas pela Wake me Up em diferentes zonas da cidade de São Paulo. Você pode confiar, quando você compra um, a gente doa outro.  Faça parte deste projeto! Doação - São Mateus, Zona Leste de SP Doação - São Mateus, Zona Leste de SP Comunidade do Jaraguá - Zona Oeste de SP Comunidade do Jaraguá - Zona Oeste de SP Comunidade do Jaraguá - Zona Oeste de SP Doação Avenida Paulista - Centro de São Paulo Doação Comunidade da Capadócia - Zona Norte de São Paulo Doação Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte de São Paulo Doação Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte de São Paulo Doação Capão Redondo - Zona Sul de São Paulo Doação Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte de São Paulo Doação Comunidade do Peri - Zona Norte de São Paulo Doação Vila Dalva - Zona Oeste de São Paulo Doação Comunidade do Peri - Zona Norte de São Paulo Doação - São Mateus, Zona Leste de SP VOCÊ PODE CONFIAR! Quando você compra um, a gente doa outro.  

Doação de alimentação saudável em meio a pandemia do COVID-19

A Wake me Up nasceu com o propósito de fabricar um produto saudável e contribuir para uma sociedade sem fome. Para isso, para cada produto vendido, outro igual é doado para pessoas em situação de vulnerabilidade. Começamos nosso trabalho em parceria com ONGs que cuidam de crianças em carência alimentar, mas infelizmente o mundo se viu parado com uma pandemia e rapidamente precisamos aumentar nosso cuidado social. O Jornal Correio Braziliense, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), aponta que cerca de 11 milhões de brasileiros trabalham em algum tipo de serviço essencial, como área de saúde, segurança, limpeza ou transporte público. Isso mostra que há um grande número de pessoas que não podem ficar em casa mesmo quando a ordem é não ir às ruas Outro dado alarmante é a quantidade de pessoas que moram na rua, em São Paulo são cerca de 24 mil pessoas, segundo pesquisa encomendada pela própria prefeitura em janeiro de 2020. Dados como esses revelam o c